Provavelmente, em algum momento, já se deparou com o termo ISBN. Mas o que é realmente o ISBN e qual a sua importância? Assim sendo, vamos analisar a sua importância no universo literário.
O que é o ISBN?
ISBN é a sigla de Internacional Standard Book Number, ou seja, é um sistema internacional padronizado que identifica de forma numérica os livros de acordo com o título, o autor, o país e a editora. Por outras palavras, pode ser considerado o bilhete de identidade do livro.
O seu propósito é identificar os livros de forma única, facilitando a catalogação e comercialização. Originalmente, era constituído por 10 dígitos. Atualmente, desde 2007, passou a ter 13 para se assemelhar mais com o padrão utilizado em produtos de consumo.
Para que serve?
- Facilita a identificação e consulta de livros em bibliotecas e livrarias;
- Ajuda na organização e catalogação de obras;
- Facilita a identificação de livros em pesquisas online;
- Simplifica o acompanhamento das vendas, a reposição de stock e a gestão logística;
- Ajuda a garantir que os autores e editores recebam os créditos e compensações adequados pelo uso da sua obra, o que ajuda a promover a justiça e transparência nas relações entre autores, editores e distribuidores.
Como obter um ISBN?
- Editora: Se estiver a trabalhar com uma editora é ela que pede o Standard Book Number do seu livro;
- Autores independentes: podem adquirir um ISBN diretamente numa agência oficial de ISBN, como é o caso da APEL.
Mitos comuns
- «O ISBN é opcional»: embora não seja legalmente obrigatório, é altamente recomendável para qualquer livro que será vendido ou distribuído comercialmente;
- «Um ISBN por livro»: cada formato de um livro (brochado, capa dura, e-book) necessita de um ISBN diferente;
- «O ISBN precisa de renovação»: um Standard Book Number é permanente e não precisa de renovação.
Diferença entre ISBN e registo de direitos autorais
Enquanto o Standard Book Number identifica o livro de forma única no mercado, o registo de direitos autorais protege os direitos do autor sobre a obra.
Ambos são fundamentais para o mercado editorial e para o autor, garantindo a segurança e a identificação da obra no meio literário.
Assim, se está no processo de publicar um livro, obter o bilhete de identidade do seu livro deve estar na sua lista de prioridades. Dessa forma, esta pequena sigla pode fazer toda a diferença na jornada do seu livro pelo mundo editorial.
Em suma, esperamos que este guia o tenha esclarecido sobre o que é o Standard Book Number e a sua importância no universo literário.
Por fim, se tiver interesse em publicar um livro, pode sempre enviar-nos a sua obra por aqui e ajudá-lo-emos a conseguir o Standard Book Number do seu livro.