Abraão Costa nasceu a 24 de abril de 1980 em Vila Nova de Famalicão.
É mestre em Animação Sociocultural e Associativismo pela Universidade do Minho e licenciado em Animação Socioeducativa, com especialização em Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Tem uma vasta experiência humanitária internacional em países como a Síria, Camboja, Palestina, Israel, Nepal, Quénia, Tanzânia, Vietname, Cabo Verde, Perú e Turquia.
É professor, formador, animador, educador social, investigador social, autor de mais de uma dezena de obras pedagógicas e coordenador de vários projetos internacionais de intervenção sociocultural, comunitária e educativa.
Tem experiência nas áreas da Animação Sociocultural, Educação Não Formal, no trabalho com cidadãos com deficiência, no Teatro Inclusivo, Expressão Corporal e Simbologia Grupal, metodologia que ajudou a formar e divulga um pouco por todo o mundo.
Desempenha as funções de Secretário-Geral e Coordenador Pedagógico em várias organizações não governamentais e públicas de caráter nacional e europeu, coordenando projetos internacionais de desenvolvimento local e intervenção comunitária. Destaque para a PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, Município de Famalicão – e AFPAD – Associação Famalicense de Proteção e Apoio à Deficiência.
Conferencista em inúmeros congressos mundiais e europeus, as suas exposições são dedicadas aos temas da Animação Sociocultural, Metodologias Participativas, Educação para a Cidadania e Participação Juvenil.
Animador Socioeducativo de vários grupos juvenis, tem uma grande experiência na gestão de dinâmicas e trabalho em rede de promoção do protagonismo juvenil e democracia participativa.
É formador do Programa Erasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, da Federação Nacional de Associações Juvenis, entre outras estruturas de relevo nacional e internacional.
Livros de Abraão Costa
– Tempo – Diários do Caminho – Compre aqui